Busca
Negociação

Três pautas são entregues aos sindicatos patronais na terça, 28

As pautas dos trabalhadores da campanha salarial de 2024 foram entregues para o Sindicel, Sindratar e Siniem. Objetivo da categoria é fortalecer a pauta das mulheres e avançar nos direitos com Convenção Coletiva

Amanda Monteiro/Imprensa SMetal
Mattheus da Silva/Imprensa SMetal

As reuniões aconteceu juntamente com a direção executiva da FEM-CUT/SP e os sindicatos representados pela entidade.

Dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) estiveram em São Paulo nesta terça-feira, 28 de maio, para entregar as pautas da Campanha Salarial de 2024 aos sindicatos patronais: Sindicel, Sindratar e Siniem. As reuniões aconteceram juntamente com a direção executiva da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) e os sindicatos representados pela entidade.

Representando o SMetal, estavam a dirigente sindical Priscilla dos Passos e Adilson Faustino (Carpinha) e de acordo com Priscilla, é necessário olhar com atenção para as cláusulas referentes às questões de gênero nesta Campanha de 2024.

“É inegável que a melhoria das condições de trabalho para as mulheres beneficia a todos. Políticas que combatam o assédio sexual, promovam a igualdade salarial e ofereçam suporte à maternidade não só criam um ambiente mais seguro e justo, mas também aumentam a produtividade. Trabalhos realizados em ambientes inclusivos e respeitosos tendem a ser mais eficientes e inovadores, o que é vantajoso para toda a organização”, afirma a dirigente.

Além disso, Erick Silva, presidente da FEM-CUT/SP, destaca que nesta negociação é fundamental retomar as convenções este ano, especialmente porque no ano passado elas não puderam ser realizadas de forma coletiva devido à demora por parte dos patrões.

“Hoje, é imperativo que nossa luta inclua a promoção da igualdade de gênero, combatendo a discriminação, o assédio e garantindo, também, um reajuste com aumento real para todas as trabalhadoras e trabalhadores. Mas é fundamental que façamos isso com a convenção coletiva”, complementa o presidente.

Neste ano, os metalúrgicos escolheram como tema o slogan “Unidade e luta: vamos conquistar a nossa parte!”. Já os eixos definidos para a Campanha Salarial são: valorização das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos salariais, redução de jornada sem redução de salário e redução dos juros. Na última sexta-feira, dia 06, também foram entregues as pautas para a bancada patronal do Grupo 3 (Sindipeças, Sindiforja e Sinpa). 

INPC até o momento

Desde a última data-base dos metalúrgicos, em 1º de setembro de 2023, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) está acumulado em 2,85% até abril de 2024. Este indicador é utilizado para medir variações no custo de vida e serve como base para as negociações salariais dos metalúrgicos.

Na última Campanha Salarial, o total acumulado do INPC fechou em 4,06%. Mesmo apresentando um percentual de inflação de apenas um dígito e relativamente controlado, as negociações não foram fáceis. O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) precisou negociar, empresa por empresa, para garantir o reajuste dos trabalhadores.

De acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), no mesmo período no ano passado, entre setembro de 2022 e abril de 2023, o INPC estava acumulado em 3,67%, ou seja, um percentual mais elevado do que o registrado neste ano.

Confira a galeria de fotos

Metalúrgicos entregam pauta da Campanha Salarial 2024 para Sindicel, Sindratar e Siniem
Mattheus Da Silva/Imprensa SMetal
tags
aumento real campanha salarial 2024 Convenção Coletiva de Trabalho FEM/CUT-SP inpc negociação pauta redução de jornada
VEJA
TAMBÉM