Na manhã desta segunda-feira, 21, representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizaram uma assembleia informativa – e de pressão – para questionar à DPR Telecomunicações a respeito da Campanha Salarial de 2023 que, até o momento, não apresentou desfecho nesta empresa que pertence ao Grupo 2.
De acordo com o dirigente Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), que é o responsável pelas tratativas com a DPR, a fábrica informou que estava “aguardando o posicionamento do sindicato patronal”.
Essa afirmação foi rebatida, de imediato, por Marcelinho que recordou que, apesar de inúmeras tentativas, as bancadas não estão mais respondendo às tentativas de negociação por parte da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) e dos 13 sindicatos filiados.
Desta forma, os trabalhadores e o Sindicato decidiram que, caso não recebam uma proposta de reajuste até a sexta-feira, 24, o direcionamento é parar as operações da fábrica já na segunda-feira, 27, no primeiro horário de trabalho.
Até o momento, a DPR fez apenas o repasse da inflação de 4,06%, correspondente ao período de setembro de 2022 até setembro de 2023 – data-base da categoria. Essa prática é rechaçada pelo Sindicato, que não aceita acordos feitos sem a participação e aval de seus trabalhadores.
Caso você trabalhe em uma empresa que adotou essa conduta, reporte para o Sindicato dos Metalúrgicos. Você pode fazer sua denúncia anonimamente, clicando aqui.