Busca
Plano Diretor

Câmara aprova requerimento que pede participação popular no Plano Diretor

O objetivo do petista é aumentar a participação dos munícipes na revisão do plano, que deverá decidir como Sorocaba deverá crescer pelos próximos 10 anos

Imprensa SMetal

Foi aprovado nesta quinta-feira, dia 8, pela Câmara Municipal de Sorocaba, por unanimidade, um requerimento do vereador Izídio de Brito (PT) que pede ao prefeito a realização de plenárias em vários locais da cidade para discussão da revisão do Plano Diretor do Município.

O objetivo do petista é aumentar a participação dos munícipes na revisão do plano, que deverá decidir como Sorocaba deverá crescer pelos próximos 10 anos, incluindo as regras para uso do solo urbano e rural por moradores, comércio, indústrias e setor imobiliário.

Com a aprovação da Câmara, o requerimento será encaminhado ao prefeito Vitor Lippi (PSDB), que terá prazo de 15 dias para responder se é ou não possível realizar as plenárias participativas.

De acordo com o cronograma da prefeitura, apenas duas audiências públicas sobre o Plano Diretor seriam realizadas até a sua votação, na Câmara Municipal. A primeira foi realizada dia 5 de novembro no Salão de Vidro do Paço Municipal e a segunda e última está marcada para 21 de novembro, na Câmara dos vereadores. Mas o vereador Izídio quer estender esse prazo para que a população possa participar das discussões.

Izídio quer a realização de pelo menos cinco plenárias antes da audiência pública, sendo uma em cada ponto cardeal da cidade (Norte, Sul, Leste e Oeste) e na região central. “O plano é muito importante para ser aprovado às pressas e sem participação dos segmentos sociais”, afirma o vereador.

Plenária rejeitada
Também na sessão desta quinta, foi rejeitado um requerimento do vereador Caldini Crespo (DEM) que também tratava do Plano Diretor. O vereador queria a realização de uma audiência pública sobre o tema, na Câmara, dia 12 de dezembro. Data posterior ao prazo indicado pelo Paço para a realização da última audiência. A intenção de Crespo, a exemplo de Izídio, era conseguir mais tempo para discutir o Plano.

A bancada petista votou favorável ao requerimento de Crespo, mas o pedido foi rejeitado por 10 votos a 8.

tags
Cãmara Municipal de Soroaba cidade izidio plano diretor Sorocaba
VEJA
TAMBÉM