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Toyota encerra produção de Etios, fabricado em Sorocaba

De acordo com SMetal, mudança não deve afetar os empregos ou operação da unidade da montadora na cidade

Carol Fernandes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Decisão foi tomada, segundo o fabricante automotivo, para preparar a unidade de Sorocaba para a introdução de um novo modelo compacto híbrido flex

A Toyota do Brasil encerra, a partir de 31 de agosto, a produção do compacto Etios, nas versões hatchback e sedã, fabricado na unidade de Sorocaba. A mudança, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), não deve afetar os trabalhadores ou operação da unidade no município.

O SMetal acompanha, desde o início, a produção do Etios em Sorocaba e tinha conhecimento de que o automóvel foi lançado com “prazo de validade”, de acordo com o secretário-geral, Silvio Ferreira.

“Nossa maior preocupação sempre foi atrair investimentos para Sorocaba, inclusive por conta desse fato. Nós estamos constantemente engajados em participar de debates e discussões, com o objetivo de expandir a produção e aumentar o número de trabalhadores”, afirma o secretário-geral do SMetal.

Novos modelos e mais empregos

A decisão foi tomada, segundo o fabricante automotivo, para preparar a unidade de Sorocaba para a introdução de um novo modelo compacto híbrido flex, que será comercializado no mercado nacional e regional, a partir de 2024.

Em maio, membros da diretoria executiva do SMetal e do Comitê Sindical da Toyota debateram, com diretores e membros do setor de relações governamentais da empresa, sobre as rotas tecnológicas a serem implementadas no país e como elas podem contribuir para a neutralidade de carbono.

Silvio Ferreira também destacou que o Sindicato dos Metalúrgicos esteve, recentemente, na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), para uma discussão envolvendo a reforma tributária e os incentivos fiscais. “É uma questão também que estamos muito atentos, para que possamos fortalecer, cada vez mais, o nosso Estado, desde que não seja em detrimento de outro”, disse.

O novo carro será fabricado por meio da plataforma TNGA, que foi implantada na planta de Sorocaba após reivindicação do SMetal à montadora, em setembro de 2019.

Para a produção do veículo compacto híbrido flex e atualização de outro modelo com a mesma tecnologia, a Toyota do Brasil anunciou investimento de mais de R$ 1,7 bilhão na planta do município. A expectativa é efetivar cerca de 700 empregos.

Os trabalhadores anteriormente vinculados por contratos de prazo determinado estão, atualmente, nos estágios finais do processo de transição para contratos com prazo indeterminado, de acordo com o secretário-geral do SMetal.

Em Sorocaba, a planta da Toyota produz também os modelos Corolla Cross e Yaris. O SMetal deve iniciar, nas próximas semanas, as negociações da Campanha Salarial 2023 na fábrica.

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