Busca
Saúde

Covid-19: Sorocaba bate novo recorde e registra 2.020 casos em 24 horas

Na quarta-feira, 26, Sorocaba já havia superado sua marca, com 1.075 novos casos, número que, por sua vez, superou o recorde histórico de terça-feira, 25, quando houve 968 casos de contaminação

Do Portal Porque
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em 27 dias de janeiro, morreram 51 pessoas de covid-19 nos hospitais de Sorocaba

Em 27 dias de janeiro, morreram 51 pessoas de covid-19 nos hospitais de Sorocaba

Sorocaba bateu pela terceira vez nesta semana o recorde no número de contaminados pela covid-19 desde o início da pandemia. Somente nesta quinta-feira, 27, foram 2.020 casos confirmados. Na quarta, 26, Sorocaba já havia superado sua marca, com 1.075 novos casos, número que, por sua vez, superou o recorde histórico de terça-feira, 25, quando houve 968 casos de contaminação. O número desta quinta, 27, é mais de duas vezes o recorde da terça-feira.

Também os casos de óbitos deram um salto de 2.910 na quarta-feira para 2.921 nesta quinta. A Prefeitura alega que são casos ocorridos desde o último dia 19 e que só foram comunicados agora. Em 27 dias de janeiro, morreram 51 pessoas de covid-19 nos hospitais de Sorocaba.

A Prefeitura de Sorocaba continua, apesar disso, destacando em títulos o número do que se decidiu chamar erroneamente de “recuperados” (pessoas que sobreviveram à covid, grande parte das quais com sequelas). Do total de casos confirmados ontem, 69 estão internados (32 em UTI) e 907 em recuperação domiciliar.

Ocupação Hospitalar
O aumento recorde no número de casos de covid-19 em Sorocaba refletiu, diretamente, na lotação dos hospitais, principalmente nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s).

No Hospital Amhemed, 12 dos 15 leitos clínicos covid pactuados com o município estão ocupados. Já a UTI do mesmo hospital está com 100% dos leitos ocupados. No Hospital Evangélico, a situação é similar: há oito leitos clínicos e sete estão ocupados. Os quatro leitos da UTI encontram-se com 100% de ocupação.

Os leitos clínicos da Santa Casa de Misericórdia seguem com 100% de ocupação, e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do mesmo hospital chega perto disso, com 95% dos leitos ocupados, ou seja: 19 dos 20 leitos estão com pacientes acometidos pela covid-19.

Entre as crianças, grupo prioritário da campanha de vacinação no momento, a situação dos leitos também reflete o aumento na propagação do vírus. O Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) está com 100% de ocupação nos seis leitos clínicos infantis disponíveis.

Do mesmo modo, o único leito infantil de UTI Covid da rede particular, no Hospital Unimed, está ocupado.
Na rede particular, no Hospital Unimed, dos 22 leitos clínicos existentes, todos estão ocupados. No Samaritano, a UTI Covid também atingiu 100% de ocupação. O único leito de UTI Covid para crianças está desocupado.

tags
casos de covid Covid-19 internações recorde caso de covid Sorocaba
VEJA
TAMBÉM