Busca
Urgente

Trabalhadores da Satúrnia pedem contribuição da categoria

Para garantir o sustento mínimo de suas famílias, 170 metalúrgicos pedem contribuições em dinheiro e alimentos à categoria. Por culpa da empresa, há trabalhadores sem pagamento desde julho

Imprensa SMetal
Foguinho/SMetal
Funcionários da Satúrnia estiveram na Câmara de vereadores dia 9 para pedir manutenção dos 170 empregos na cidade

Funcionários da Satúrnia estiveram na Câmara de vereadores dia 9 para pedir manutenção dos 170 empregos na cidade

Os 170 trabalhadores da Satúrnia, em Sorocaba, estão passando por dificuldades financeiras devido aos atrasos de pagamento e benefícios cortados pela empresa. Para obter o sustento mínimo de suas famílias, 170 metalúrgicos pedem contribuições em dinheiro e alimentos à categoria.

As contribuições em dinheiro, de qualquer valor, devem ser depositadas no banco Bradesco, agência 0477, conta corrente 2190-3. Essa agência fica na avenida Itavuvu e a conta foi aberta em nome do Sindicato dos Metalúrgicos, mas quem vai administrar a distribuição dos recursos são dois funcionários da própria Satúrnia.

As contribuições em alimentos não-perecíveis devem ser levadas até o grêmio da empresa, que fica ao lado da fábrica, rua Aurélia Luiza M. Zanon, 600, bairro Iporanga (atrás da Johnson Controls). Vários funcionários estão fazendo plantão na empresa, em horário comercial, há cerca de um mês, apesar de não haver produção nem atividades comerciais.

Situação da empresa
Sem matéria-prima há meses e sem crédito no mercado, a diretoria da Satúrnia afirma que está procurando novos acionistas para reativar a produção da baterias industriais e para submarinos.

Enquanto isso, os 170 funcionários estão com salários atrasados, convênio médico cortado, sem cesta básica e outros benefícios. Os trabalhadores estão sem receber pagamento ou vale há até dois meses.

Mais problemas
Há também trabalhadores enfrentando cobranças bancárias, porque a Satúrnia não repassa os descontos de empréstimos consignados de funcionários há cerca de dois meses para a Caixa Econômica Federal.

“A colaboração da categoria nessa hora difícil é fundamental. A maioria dos funcionários é pai de família. São profissionais altamente gabaritados, alguns com 20 ou 30 anos de empresa. Se estão parados, é por culpa da empresa, não deles”, ressalta Alex Sandro Fogaça, diretor do Sindicato e funcionário da Satúrnia.

Leia mais em www.smetal.org.br, digitar Satúrnia na janela de pesquisa.

Como colaborar


Em dinheiro (qualquer valor)
Banco Bradesco
Agência 0477
Conta 2190-3

Alimentos
Entregar no grêmio da Satúrnia
Rua Aurélia Luiza M. Zanon, 600, bairro Iporanga, Sorocaba

Obs: As doações de leite em caixinha serão muito bem-vindas, para atender aos filhos de funcionários

Mais informações:
(15) 3334-5409, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
(com Renato ou Othon – ambos funcionários da Satúrnia)

Doações para trabalhadores da Satúrnia
Participe da assembleia da campanha salarial neste domingo, às 9h, na sede do Sindicato e seja solidário. Leve caixinhas de leite ou alimentos não-perecíveis para serem doados aos metalúrgicos da Satúrnia, que estão com salários atrasados há dois meses.

tags
Cidadania Saturnia solidariedade
VEJA
TAMBÉM