Busca
Mobilização

Metalúrgicos param avenida para protestar contra acidentes de trânsito

Manifestação aconteceu na manhã de hoje (7) na avenida Victor Andrew, na zona industrial de Sorocaba

Imprensa Smetal Sorocaba
Foguinho/Imprensa Smetal
Manifestação aconteceu entre 6h30 e as 8h de hoje, terça, dia 7

Manifestação aconteceu entre 6h30 e as 8h de hoje, terça, dia 7

Um grupo de sindicalistas metalúrgicos parou parcialmente o trânsito na avenida Victor Andrew, na zona industrial de Sorocaba, na manhã de hoje (07/12), para protestar contra acidentes que ocorrem no local e para pedir que a administração municipal duplique a avenida.

O protesto começou às 6h30 e terminou às 8h. Nesse período, a cada cinco minutos os sindicalistas esticavam faixas na avenida, interrompendo temporariamente o fluxo de veículos. Após alguns minutos distribuindo panfletos explicativos sobre o ato, o trânsito era liberado.

No panfleto, o sindicato critica a “falta de providências” da prefeitura para melhorar o trânsito e pede medidas “urgentes”, como sinalização da via, radares e redutores de velocidade, além de definição de um prazo para duplicação da avenida.

Segundo o vereador e vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Izídio de Brito, que participou da manifestação, acontecem dois acidentes de transito por semana, em média, na avenida Victor Andrew. Ainda segundo o vereador já aconteceram diversas mortes e mutilações devido a esses acidentes nos últimos anos.

Prejuízos econômicos
O texto do sindicato também reclama que a falta de melhorias no local prejudica a economia da cidade, pois pela avenida “passa a produção de muitas empresas, que têm dificuldades para escoar sua produção devido ao trânsito caótico”.

“Além se ser um importante itinerário de trabalhadores ao serviço e de sua utilidade para transporte de produção, a avenida é um dos principais acessos de moradores do Éden aos bairros da Zona Norte e vice-versa”, justifica o texto do panfleto.

Durante os 90 minutos que durou a manifestação, dirigentes do sindicato e da CUT se revezaram ao microfone de um caminhão de som, que ficou estacionado no acostamento de terra que margeia a avenida. Izídio prometeu que novos protestos serão realizados em outros pontos da zona industrial onde há reclamações sobre o trânsito.

Mais protestos
O Sindicato dos Metalúrgicos e o vereador Izídio (PT) prometem realizar outros atos semelhantes ao que ocorreu nesta terça, dia 7, na avenida Victor Andrew, para protestar contra acidentes de trânsito e pedir melhorias nas vias públicas.
Os atos visam pressionar o poder público municipal a melhorar esses corredores viários, responsáveis por muitos acidentes, inclusive fatais.

Denúncias
Para dar embasamento a esses atos (e também a pedidos a serem encaminhados à prefeitura), o Sindicato dos Metalúrgicos e o vereador Izídio pedem que a população denuncie trechos perigosos no trânsito da zona industrial.
As denúncias podem ser feitas pelos telefones 3334-5400 (sindicato) e 3238-1144 (gabinete Izídio) ou pelo e-mail [email protected]

tags
acidentes Manifestação protesto Sindicato Cidadão trânsito victor andrew zona industrial
VEJA
TAMBÉM