Busca
Saúde

Sorocaba fecha Ano-Dengue com registro de 368 casos

Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda, dia 11, mostra que de julho de 2015 a julho de 2016 Sorocaba teve 368 casos de dengue e um óbito. De Chikungunya foram 17 e 13 de Zica vírus

Secom Sorocaba
Jaquey/Secom Sorocaba

O boletim Epidemiologico foi divulgado nesta segunda-feira, dia 11. Do último boletim divulgado em 19 de maio, Sorocaba registrou 19 casos de dengue

Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, dia 11 pela Secretaria de Saúde de Sorocaba , mostra que de julho de 2015 a julho de 2016 Sorocaba teve 368 casos de dengue e um óbito. Também consta no boletim 17 casos confirmados de Chikungunya e 13 de Zika vírus.

A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), registrou 19 casos de dengue desde o último boletim divulgado em 19 de maio. Com isso, o município encerrou o Ano-Dengue 2015-2016 (julho de 2015 a junho de 2016) com 368 casos da doença (275 autóctones e 93 importados), além do registro de um único óbito associado a esse mal.

Conforme a SES, que divulgou nesta segunda-feira, dia 11, o 14º Boletim Epidemiológico, o vírus circulante foi o sorotipo DEN1, de acordo com os resultados dos exames encaminhados ao Adolfo Lutz, na Capital; apenas uma amostra apresentou o sorotipo DEN4. Neste último caso, o paciente era morador de rua, não tendo endereço fixo, nem possibilidade de investigação quanto ao local provável de infecção.

A incidência de casos confirmados no Ano-Dengue 2015-2016 é de 57,37 casos por 100 mil habitantes, sendo que no período anterior (Ano-Dengue 2014-2015) foi de 8.923,11 casos para cada 100 mil pessoas, com 37 óbitos.
Chikungunya e Zika

O município encerra o Ano-Dengue com 17 casos confirmados de chikungunya, sendo que 08 tiveram confirmação por exame laboratorial, todos importados, e 09 pelo critério clínico-epidemiológico, ou seja, são pacientes com quadro compatível de contágio por chikungunya e que estiveram em cidades com transmissão da doença.

Quanto à infecção pelo vírus Zika, são 13 casos (01 autóctone e 12 importados), sendo 03 confirmados por meio de exame laboratorial, 02 importados e 01 autóctone, além de 10 pelo critério clínico-epidemiológico. No que se refere à microcefalia em crianças, a DVE continua com 06 notificações, das quais cinco acabaram descartadas e 01 caso suspeito permanece em investigação.

Ações preventivas

O diretor de área de Vigilância em Saúde da SES, Rafael Reinoso, destaca que o município continua focado nas ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Destaca ainda que os profissionais de saúde continuam atentos aos sinais e sintomas das doenças. O município conta com 150 agentes de endemias, para manter a orientação de monitoramento dos imóveis, com a proposta de controlar a disseminação das doenças causadas pelo mosquito Aedes.

A Divisão de Zoonoses da SES realiza até a próxima sexta-feira (15) ações de combate ao mosquito transmissor em cinco bairros da cidade. As visitas de casa em casa, para controle domiciliar de criadouros de larvas do Aedes vão ocorrer nos bairros Parque das Laranjeiras, Aparecidinha, Iguatemi, Recreio dos Sorocabanos e Éden.

O arrastão para a retirada de possíveis criadouros será nos bairros Barcelona e Vila Hortência.

Já a região da Vila Hortência receberá uma equipe da Secretaria Estadual da Saúde (Sucen). De acordo com o biólogo da Divisão de Zoonoses, João Ricardo Pereira Ennser, esse reforço trabalha em bairros diferentes daqueles atendidos pelos agentes de Zoonoses, justamente para complementar o serviço já realizado.

Durante esta semana, a aplicação de inseticidas nas residências, as chamadas nebulizações, ocorre na região do Jardim das Flores.

tags
ano dengue boletim casos de dengue chikungunya dengue doença epidemiologico obito registros saúde Sorocaba zica virus
VEJA
TAMBÉM