Busca
Esporte

São Bento confirma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro 2016

Com a vitória do Palmeiras diante do São Bernardo, o São Bento garantiu o direito de disputar a Série D, a quarta divisão do Campeonato Brasileiro de 2016

Jornal Cruzeiro do Sul/César Santana
Foguinho/Imprensa SMetal

O São Bento encerrou sua participação no Campeonato Paulista de 2016 com sete vitórias, seis empates e apenas três derrotas

Com a vitória do Palmeiras diante do São Bernardo, o São Bento garantiu o direito de disputar a Série D, a quarta divisão do Campeonato Brasileiro de 2016. O clube sorocabano confirmou a segunda melhor campanha entre os times que não participam de nenhuma competição nacional, atrás apenas do semifinalista Audax. Resta agora a definição quanto à presença do Azulão no torneio, uma vez que a diretoria são-bentista ainda discute questões financeiras. A participação ou não no torneio nacional irá definir a situação do treinador Paulo Roberto Santos e de alguns jogadores no Bentão.

Caso resolva disputar a Série D, o São Bento retorna a uma competição nacional após 24 anos: em 1992, o Azulão participou da Série B do Brasileiro (àquela época equivalente à terceira divisão), mas caiu ainda na primeira fase, apesar da boa campanha (três vitórias, dois empates e apenas uma derrota). Antes disso, o clube havia participado do Campeonato Brasileiro de 1979, da Taça de Prata de 1981 e da Série B de 1983 — estas duas últimas equivalentes à atual segunda divisão.

Para competir novamente num torneio que vai além dos limites do Estado de São Paulo, a diretoria beneditina acredita que precisaria de R$ 1 milhão para custear a campanha — quantia da qual não dispõe atualmente. O valor envolve o custeio do elenco e demais despesas ao longo de toda a competição. Ainda assim, o clube reconhece que dificilmente deverá manter a maior parte do atual elenco, uma vez que muitos jogadores certamente despertarão o interesse de outras equipes.

O São Bento encerrou sua participação no Campeonato Paulista de 2016 com sete vitórias, seis empates e apenas três derrotas. A equipe sorocabana terminou ainda com uma a segunda defesa mais eficiente da primeira fase e o terceiro melhor saldo de gols. A disciplina também marcou a campanha do Azulão, que não teve nenhum atleta expulso ao longo de 16 jogos.

tags
azulão Bento brasileiro campeonato D Palmeiras paulista sao São Bernardo Série
VEJA
TAMBÉM