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Mobilidade urbana

Região Metropolitana de Sorocaba debate novo modelo de transporte intermunicipal

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba reuniu-se na manhã de quarta, dia 25, no Parque Tecnológico de Sorocaba, para discutir sobre as mudanças no transporte intermunicipal

Secom Sorocaba
Zaqueu Proença / Secom

O encontro dos municípios da RMS ainda debateu a criação da Agência e do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Sorocaba

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) reuniu-se pela terceira vez, na manhã desta quarta-feira, dia 25, no auditório do Parque Tecnológico de Sorocaba. Entre outros temas, a reunião abordou as mudanças no modelo de transporte intermunicipal, que agora está sob responsabilidade da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).

Sob nova direção, o transporte intermunicipal das 26 cidades passará por um diagnóstico, com reuniões setoriais, para que o novo sistema de gestão e operação comece até o final do ano.

O presidente da EMTU, Joaquim Lopes, apresentou a estrutura do órgão, como ele atua nas demais Regiões Metropolitanas do Estado (São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba e Litoral Norte), assim como o cronograma das ações previstas para a RMS pelos próximos meses. Segundo levantamentos preliminares da EMTU, os 26 municípios somam 54 linhas permanentes de transporte interurbano, operadas por onze empresas concessionárias. “Esta é a décima quinta região mais importante do País e o transporte de uma cidade para a outra é uma questão fundamental no dia a dia de milhares de pessoas”, ressalta.

Presidente do Conselho da RMS, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio acredita que para garantir o pleno funcionamento do novo modelo de transporte intermunicipal é necessária a sua integração aos sistemas existentes em cada cidade. Ele citou o caso de Sorocaba, que conta com integração tarifária temporal, terminais centrais e áreas de transferência nos bairros, que por sua vez passarão a funcionar conjuntamente com o BRT – Ônibus Rápido. “Como as estações principais das duas primeiras linhas do BRT ficarão nos eixos da Castello Branco e Raposo Tavares, devemos estudar alternativas para que os passageiros que venham de outras cidades cheguem a Sorocaba por elas, sem a necessidade de passar pelo centro da cidade”, exemplifica.

O sistema BRT deve começar a operar em Sorocaba por duas linhas iniciais, que somam 35 quilômetros: a Norte-Sul, que irá da Avenida Itavuvu (nas proximidades do Parque Tecnológico) à divisa com Votorantim (altura da Raposo Tavares); e Leste-Oeste, que percorrerá de Brigadeiro Tobias ao final da Avenida Armando Pannunzio (em dois extremos da Raposo).

Aguardando decisão do TCE

O prefeito Pannunzio explicou que, ontem, acatando determinação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), suspendeu temporariamente a licitação internacional para contratação da empresa responsável pela implantação e operação do BRT. A Administração Municipal aguarda comunicado oficial do TCE sobre a medida, para promover as readequações necessárias no processo, bem como enviar cópia integral do edital, anexos ou certificados de comprovação da integralidade do processo, conforme solicitado, para a reabertura da licitação.

O encontro dos municípios da RMS ainda debateu a criação da Agência e do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Sorocaba, cujo projeto de lei está em fase de análise pelo Governo do Estado; a futura definição de um calendário de ações para o Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp); a escolha da logomarca da RMS; e as ações preventivas e de combate ao crescimento dos casos de dengue na região.

Estiveram presentes ainda na reunião o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita; o vice-presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti; além de prefeitos, secretários, entre outras autoridades das 26 cidades que compõe a RMS.

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