Busca
Solidariedade

Banco de Alimentos de Sorocaba vai atender famílias assistidas pelo CRAS

Instituição agora busca patrocinador para custear o transporte dos alimentos até as unidades de atendimento social

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

O banco precisará de um veículo para transportar os alimentos; para isso, está buscando parceiros que doem ou viabilizem a compra de um caminhão

Uma parceria firmada este mês com a Prefeitura de Sorocaba vai permitir ao Banco de Alimentos atender, semanalmente, 600 famílias assistidas pelos dez CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) instalados na cidade.

O CRAS é um equipamento público que presta serviços à população em condições de vulnerabilidade social. Ele é coordenado pela administração municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes); e seu funcionamento é regulado pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do governo federal.

Além de prestar serviços emergenciais, como é o caso da alimentação, o CRAS é a porta de entrada dessa parcela vulnerável da população para benefícios municipais, estaduais e federais, como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), o Bolsa Família e o Programa Renda Cidadã, entre outros.

Pelo convênio com a Prefeitura, o Banco de Alimentos terá que fornecer mantimentos para 60 famílias de cada um dos dez CRAS de Sorocaba, totalizando 600 atendimentos por semana.

Atualmente a organização não-governamental (ONG) Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), que iniciou atividades em janeiro de 2006, já atende quase 200 entidades assistenciais que, juntas, fornecem alimentação e outros serviços assistenciais para cerca de 20 mil pessoas.

Precisa-se de um caminhão

As entidades já atendidas pelo banco retiram os mantimentos na sede da instituição, que funciona dentro da Ceagesp, em Sorocaba. Com o novo serviço ao CRAS, no entanto, o banco precisará de um veículo adequado para transportar os alimentos. Para isso, está buscando parceiros que possam doar ou viabilizar a compra de um caminhão com capacidade para uma tonelada de produtos.

“Os recursos que virão da Prefeitura vão ajudar a estruturar o atendimento, mas não será suficiente para a compra do veículo, que será essencial para dar mais qualidade e agilidade ao serviço. Por isso estamos procurando patrocinadores para o caminhão”, explica
Tiago Almeida do Nascimento, presidente do Banco de Alimentos.

Tiago afirma que, por se tratar de alimentos, será necessário conseguir patrocínio para um veículo com refrigeração e que tenha capacidade de carga para, pelo menos, mil quilos.

Pela parceria com a prefeitura, o Banco de Alimentos de Sorocaba vai receber R$ 12 mil por mês para atender as dez unidades do CRAS.

A Prefeitura de Sorocaba afirma que a parceria com o BAS faz parte da implantação da Política Municipal de Segurança Alimentar. O objetivo da iniciativa, ainda segundo informação da Sedes, é a promoção do acesso ao Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA).

Para a Sedes, a política municipal que proporcionou a parceria com o BAS terá impacto também na área de saúde, “pois o Cras, articulado com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), identificará também as famílias que apresentam problemas crônicos de saúde decorrentes de maus hábitos alimentares”, informou a secretaria de comunicação da prefeitura.

Mantenedores do BAS

Os principais doadores de alimentos ao BAS são os permissionários que comercializam seus produtos na Ceagesp, hipermercados da cidade e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal.

O BAS tem como parceiros fundadores o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), a Ceagesp, a Escola Técnica Rubens de Faria e Souza e o Sesi.

A instituição arrecada e distribui mais de 30 toneladas de alimentos por mês para entidades assistenciais da região.

Como colaborar

Interessados em patrocinar o veículo ao BAS devem entrar em contato pelo telefone (15) 3417-4722; ou pessoalmente no banco, que fica no Pavilhão administrativo da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo); Rua Terêncio Costa Dias, nº 300, Parque Santa Isabel, Sorocaba.

A previsão de início do fornecimento de alimentos às unidades do CRAS é para a segunda quinzena de fevereiro.

Atualmente existem nove unidades do CRAS funcionando em Sorocaba. A 10ª sede do serviço será inaugurada “em breve”, segundo a prefeitura. Mesmo antes da inauguração, porém, já existe uma equipe disponível para atender à população do bairro.

As unidades já em funcionamento são Centro, Parque São Bento, Cajuru, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Parque das Laranjeiras, Jardim Ipiranga, Nova Esperança e Vila Helena. A meta do governo municipal é ter pelo menos 15 CRAS na cidade até 2016.

Segundo informações da Prefeitura ao SMetal, em janeiro de 2015 foram realizados 1.379 atendimentos nas unidades de CRAS em Sorocaba. Além disto, 602 famílias estão inseridas no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

tags
atendimentos banco de alimentos sorocaba cras familias assistidas solidariedade
VEJA
TAMBÉM