Busca
Educação

Prefeitura de Sorocaba anuncia vale para material escolar

A Secretaria da Educação de Sorocaba deverá, nos próximos dias, criar um sistema para que os pais ou responsáveis por alunos da rede municipal adquiram kits escolares por meio de um cartão magnético

Imprensa SMetal
Divulgação

Segundo o atual prefeito de Sorocaba, a implantação do sistema para aquisição do material escolar de qualidade é de interesse de toda sociedade

A Secretaria da Educação (Sedu) de Sorocaba deverá, nos próximos dias, criar um sistema para que os pais ou responsáveis por alunos da rede municipal de ensino adquiram kits escolares por meio de um cartão magnético.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira, dia 10, pelo Paço. O projeto de lei, de autoria do prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), titulado como “Vale Material Escolar”, foi protocolado na Câmara de Sorocaba e deve ser deliberado ainda nesta semana.

Um sistema como esse havia sido implantando em Votorantim, com o ex-prefeito Jair Cassola (PDT), em 2005, com o nome de “Bolsa Uniforme” e “Bolsa Material Escolar”. O secretário de Educação na época era Carlos Augusto Pivetta (PT), que assumiria a administração votorantinense em 2009 e faria ampliação ao programa na cidade, com o lançamento do Bolsa Uniforme de Inverno.

Quando Erinaldo Alves da Silva (PSDB) assumiu a Prefeitura de Votorantim em janeiro do ano passado, o programa precisava de reajustes para continuar entregando os cheques aos responsáveis pelos alunos. Como não foram realizadas melhorias em tempo hábil, o Paço não pôde mais fornecer os cheques dos programas, pois o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo questionou a atual administração votorantinense sobre o fato de gastar o dinheiro público sem fazer pesquisa de preços dos materiais.

Em Sorocaba, a mudança do sistema de fornecimento dos materiais escolares aconteceu, segundo a Sedu, por problemas logísticos, como a demora na entrega dos itens, problemas com o acondicionamento e distribuição dos materiais aos alunos.

Lippi descartou bolsa material escolar

Quando ainda era prefeito de Sorocaba, o deputado federal eleito Vitor Lippi (PSDB) descartou em 2012 o bolsa material escolar na cidade. A justificativa do tucano, na época, é que “os itens adquiridos pela administração municipal são comprados por valores menores que os de mercado”.

A declaração de Lippi contradiz com o anúncio feito por Pannunzio, seu sucessor. Segundo o atual prefeito de Sorocaba, a implantação do sistema para aquisição do material escolar de qualidade é de interesse de toda sociedade. “O modelo atual de fornecimento de material escolar para Rede Municipal não tem se demonstrado totalmente eficaz, haja vista que depende-se de inúmeros fatores para que isto aconteça com sucesso”, afirmou Pannunzio, em nota enviada à imprensa local.

tags
antonio carlos pannunzio Bolsa Material Escolar Carlos Augusto Pivetta prefeitura de sorocaba PSDB PT
VEJA
TAMBÉM