Busca
Campanha Salarial

FEM-CUT/SP entrega pauta para as bancadas patronais na segunda (16)

O horário será, às 11h, na sede do Sindicato Nacional da Indústria de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos (SICETEL).

Agência FEM-CUT/SP
Adonis Guerra

Valmir Marques, presidente da FEM-CUT/SP

Os metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo darão início à Campanha Salarial. Na próxima segunda-feira (16), a FEM-CUT/SP entregará a pauta de reivindicações para seis bancadas patronais (abaixo a relação), às 11h, na sede do Sindicato Nacional da Indústria de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos (SICETEL), localizado no prédio da FIESP, na Avenida Paulista, 1313, 7º andar.

Os 14 sindicatos metalúrgicos filiados realizaram assembleias nas bases que aprovaram as seguintes reivindicações da Plenária Estatutária da FEM: reposição dos salários pelo índice integral da inflação; aumento real de salário; valorização dos pisos; licença Maternidade de 180 dias para os grupos patronais que ainda não concedem este benefício às trabalhadoras e redução da jornada de trabalho para 40h semanais sem redução no salário.

Unidade

O presidente da FEM-CUT/SP, Valmir Marques da Silva, Biro Biro, destacou que é essencial a unidade de todos os sindicatos metalúrgicos nesta Campanha. “Faremos uma Campanha Salarial com muita garra e com disposição de luta que os metalúrgicos da CUT sabem fazer. A nossa união é fundamental para fecharmos acordos vitoriosos que garantam índices superiores aos que temos conquistado nos últimos anos”, frisa.

Licença Maternidade de 180 dias

A FEM-CUT/SP reivindicará das bancadas patronais do Grupo 8 e Estamparia que alterem a redação da cláusula da Licença Maternidade de 180 dias. Hoje nestes setores, a cláusula é facultativa, ou seja, as empresas poderão conceder ou não este importante direito à trabalhadora. Já no G10, a cláusula garante apenas 150 dias. “Queremos que estes três setores se igualem aos demais grupos patronais que já asseguram os 180 dias como um direito pleno e efetivo das mulheres metalúrgicas”, informa Biro.

Campanha Metalúrgicos CUT

A data-base da categoria é 1º de setembro e estarão em Campanha cerca de 215 mil metalúrgicos de um total de 251 mil na base da FEM no Estado. Neste ano só serão negociadas as cláusulas econômicas, as sociais têm validade de dois anos e estão em vigor até 31 de agosto de 2015.

Montadoras

A FEM-CUT/SP representa 41,798 trabalhadores nas montadoras no ABC paulista, Taubaté, São Carlos e Sorocaba. As negociações das Campanhas Salariais com as montadoras têm sido conduzidas pelos sindicatos metalúrgicos filiados à FEM.

Base FEM-CUT/SP em Campanha
Grupo 2 (máquinas e eletrônicos)
Total:89,139 mil

Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos)
Total: 51,531 mil

Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros)
Total: 41,872 mil

Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros)
Total: 23,825 mil

Estamparia
Total: 5,337 mil

Fundição
Total: 3,941 mil

Total: 215, 645 mil metalúrgicos em Campanha Lembrando que a FEM-CUT/SP representa 251 mil metalúrgicos na base (neste dado estão incluídos os setores aeroespacial e montadoras)
Fonte dos dados: Subseção do Dieese da FEM-CNM/CUT

Serviço
Entrega da Pauta de Reivindicações da FEM-CUT/SP para as bancadas patronais
Data: 16 de junho (segunda-feira)
Horário: 11h
Local: Sede do SICETEL, na FIESP< Av. Paulista, 1313 – 7º andar

tags
Campanha Salarial FEM/CUT-SP
VEJA
TAMBÉM