Busca
Mobilização

Trabalhadores encerram greve na Forte Metal

Após assembléia realizada pelo Sindicato na manhã desta terça-feira, trabalhadores aprovam a proposta e retornam ao trabalho

Imprensa SMetal
Foguinho
Sindicato faz assembleia com trabalhadores da Forte Metal

Sindicato faz assembleia com trabalhadores da Forte Metal

Após 13 dias de greve, os 400 trabalhadores das três unidades da Forte Metal, em Sorocaba, retornaram ao trabalho na manhã desta terça-feira, dia 15. Eles aprovaram, em assembleia hoje, a negociação feita entre o Sindicato e a diretoria da empresa.

A proposta aprovada inclui R$ 100 de vale-compra (antes inexistente), redução nos descontos de convênio médico e no de vale-transporte (para 4%). Antes o desconto do transporte era 6% e o do convênio médico podia chegar 20%.

Para efeito de negociação dos dias parados, foram considerados 7,5 dias úteis de greve. Desses, 4 dias serão compensados pelos funcionários com trabalho e 3,5 dias serão pagos pela empresa.

De acordo com o diretor sindical Joselito Mansinho a mobilização dos trabalhadores fez com que avançasse a comunicação com a diretoria da empresa. “Ela se comprometeu a discutir PPR e grade salarial para este ano de 2014”, afirma Mansinho.

Exemplo de mobilização

Os trabalhadores pararam a produção na quinta-feira, dia 3 deste mês, devido o aumento no desconto do plano de saúde. “Eles resistiram bravamente às pressões e se mantiveram o tempo todo unidos. Foi um grande exemplo”.

Além de Mansinho, Valdeci Henrique, o Verdinho, foi outro diretor sindical que esteve à frente da greve e também destacou a unidade e a resistência dos trabalhadores. “O maior mérito pela conquista foi dos próprios companheiros da Forte Metal, que se mantiveram firmes na luta junto com o Sindicato”.

A Forte Metal produz estruturas metálicas, tem duas fábricas na zona industrial e uma em Brigadeiro Tobias. A empresa foi enquadrada como metalúrgica há 10 meses. Antes ela estava cadastrada no segmento da construção civil.

tags
assembleia forte metal greve mobilização PPR Proposta vale transporte
VEJA
TAMBÉM