Busca
Saúde

Projeto prevê consultas no prazo de 3 dias

A matéria segue, agora, para votação do plenário da Casa, e pretende garantir consultas com médicos especialistas em unidades de saúde da rede pública estadual em até três dias depois de solicitado

Jornal Cruzeiro do Sul

As consultas com médicos especialistas em unidades de saúde da rede pública estadual não poderão demorar mais do que três dias úteis da data solicitada para acontecer. Isso é o que prevê projeto do deputado Carlos Cezar (PSB) aprovado ontem pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. A matéria segue, agora, para votação do plenário da Casa. O texto ainda prevê que exames laboratoriais rotineiros devem ser realizados em, no máximo, quinze dias úteis.

O aval da CCJ é importante porque reconhece a viabilidade legal da matéria. Até por isso, Carlos Cezar acredita que os colegas deverão endossar o parecer. “Trata-se de medida de alcance social dos maiores”, destacou. Perguntado se, na prática, será possível implementar a ação, o deputado respondeu que a proposta servirá para que os procedimentos sejam otimizados. “Acreditamos que essa é, também, uma forma dos setores competentes reavaliarem sua política de gestão”.

A reportagem consultou médicos que prestam atendimento ambulatorial e ouviu tanto opiniões favoráveis, quanto de outra ordem. Os entrevistados pediram para não ter o nome revelado, já que são impedidos de se manifestar. Sob anonimato, porém, concordaram em discutir o assunto. Um cardiologista lotado no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), por exemplo, disse que, em algumas situações, é possível, sim, agilizar o atendimento e prestá-lo num prazo menor.

Já outro profissional, pneumologista, encarou com reservas a iniciativa. “Temos, aqui, uma demanda muito grande, até porque a cidade é referência no atendimento. Se houver um estudo aprofundado das condições, se a comunidade médica for chamada a debater o assunto, penso que podemos chegar um entendimento que contemple a expectativa dos usuários. Do jeito que está hoje, porém, não vejo como realizar uma consulta em três dias”. Atualmente, a espera para se consultar na rede pública varia de 45 a 60 dias, podendo ficar muito acima desse tempo.

tags
consultas no prazo de tres dias preojeto rede publica estadual saúde
VEJA
TAMBÉM