A intensificação do aquecimento global tem sido tema frequente entre cientistas, estudiosos, governos e mídia. Relatório produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em final de 2023 alertava que ainda são insuficientes as ações para frear o aumento da temperatura global climática e alcançar as metas do Acordo de Paris, firmado em 2015.
As consequentes mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global impactam o mundo todo, além de oferecerem riscos que prejudicam o trabalho seguro e saudável. Esse é o alerta do folheto “Mudanças Climáticas e Segurança e Saúde no Trabalho”, publicado pela Fundacentro e um dos resultados do Programa de Pesquisa e Extensão “Mudanças Climáticas e Segurança e Saúde no Trabalho” da instituição.
O folheto aborda como as drásticas mudanças climáticas atuais oferecem riscos à segurança e à saúde dos trabalhadores brasileiros, em especial àqueles que desenvolvem suas atividades a céu aberto. Entre elas, destaca o aumento na frequência e na intensidade das ondas de calor e de frio, as mudanças no comportamento de vetores de doenças como leishmaniose, dengue, malária, entre outros, a piora da poluição atmosférica. Observa também o aumento da radiação ultravioleta e de tempestades, incluindo rajadas de vento, descargas elétricas e ciclones.
Leia a cartilha na íntegra acessando o link: Mudanças Climáticas e Segurança e Saúde no Trabalho
*Com informações da Fundacentro