Busca
Cinema Nacional

Cine SMetal realiza ‘Mostra de Cinema Eliane Caffé’ em setembro

Renomada cineasta foi destaque no Festival de Cinema de Gramado 2024, com prêmio de Melhor Direção; programação contará com a exibição dos filmes “Era o Hotel Cambridge” e “Para Onde Voam as Feiticeiras”

Carol Fernandes/Imprensa SMetal
Reprodução

Paulistana, Eliane Caffé estudou na Escola de Cinema de San Antonio de Los Baños, em Cuba, e iniciou sua carreira com o curta-metragem O Nariz (1987), uma adaptação de texto de Luis Fernando Veríssimo.

Premiada por Melhor Direção no Festival de Cinema de Gramado 2024, o mais importante do Brasil, a cineasta Eliane Caffé será destaque em setembro no Cine SMetal. Durante o mês, o projeto realizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região deve exibir uma mostra de filmes que fizeram parte da carreira da diretora. 

A programação começa no próximo dia 5, quinta-feira, com a exibição de “Era o Hotel Cambridge”, documentário que conta a trajetória de um grupo de refugiados que divide com os sem-teto uma ocupação no centro de São Paulo. O convidado da edição será Ricardo Augusto Santos, advogado e presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB Sorocaba. 

Já no dia 19, com a presença confirmada de Eliane Caffé, o Cine SMetal deve exibir “Para Onde Voam as Feiticeiras”, que acompanha um grupo de performers LGBTQIA+ em intervenções artísticas no centro de São Paulo. Após o filme, a diretora deve conversar com o público presente sobre os bastidores de suas obras. 

Nas duas datas, as sessões acontecerão às 19h. A entrada é gratuita, com a contribuição voluntária de um quilo de alimento não perecível, destinado às entidades cadastradas no Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS).

Sobre Eliane Caffé

Paulistana, Eliane Caffé estudou na Escola de Cinema de San Antonio de Los Baños, em Cuba, e depois na Espanha. Iniciou sua carreira com o curta-metragem O Nariz (1987), uma adaptação de texto de Luis Fernando Veríssimo. Já em 1998, dirigiu seu primeiro longa, Kenoma, protagonizado por José Dumont, pelo qual foi premiada nos festivais de Buenos Aires e Biarritz, e indicada ao Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro.

Em 2024, estreou o filme “Filhos do Mangue” na mostra competitiva brasileira de longas-metragens do 52º Festival de Cinema de Gramado, o que a garantiu o prêmio de melhor direção e, ainda, de melhor atriz coadjuvante para Genilda Maria. 

Sua filmografia inclui, além de “Filhos do Mangue” e dos documentários exibidos no Cine SMetal “Era o Hotel Cambridge”, “O Sol do Meio Dia”, “Caligrama”, “Kenoma” e “Narradores de Javé”. 

Sobre o Cine SMetal 

Lançado em 2023, o Cine SMetal tem a proposta de ampliar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras a atividades e espaços culturais, além de incentivar a valorização do cinema nacional, apoiando produções regionais e trazendo, ao público, debates e reflexões propostos pelo cinema brasileiro.

A iniciativa recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e do Depois Bar e Arte.

Os interessados em exibir produções cinematográficas no Cine SMetal podem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99707-0999 ou e-mail [email protected], para falar com a curadora Renata Rocha.

tags
Cine SMetal cinema brasileiro documentário eliane caffé mostra
VEJA
TAMBÉM